Carregando

segunda-feira, 18 maio 2020

Energia: Uso de fontes renováveis do Brasil é maior se comparada ao resto do mundo

Por

Geração Distribuída de energia impulsiona o setor no país.

Quando pensamos em energias renováveis, nos referimos a energia que é gerada por meio de recursos naturais e inesgotáveis. A energia gerada por meio de carvão e petróleo, por mais que também sejam retiradas da natureza, podem ser esgotadas a qualquer momento. Ou seja, não são renováveis.

No cenário brasileiro, as energias renováveis mais utilizadas são: energia solar, oceânica, geotérmica, biomassa, hídrica e eólica. Desta forma, as fontes dessas energias são a luz do sol, vento, água, matéria orgânica.

A matriz energética do Brasil conta com um maior número de fontes renováveis em relação a outros países. A Geração Distribuída, energia elétrica produzida no local de consumo ou próximo a ele, é um ótimo negócio pelo seu funcionamento proporcionar baixo impacto ambiental. A GD usa somente energia renováveis e incentiva o surgimento de pequenas e independentes geradoras de energia.

Geração de energia solar teve salto no Brasil

Uma das energias muito utilizadas na Geração Distribuída é a fotovoltaica, que está em grande crescimento no país. Desde a normatização da GD, em 2012, foram R$ 4,8 bilhões acumulados em investimentos no mercado solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Neste ano, a fonte solar atingiu, ao fim do primeiro trimestre, a marca de 5.114 gigawatts (GW) de capacidade instalada no país, um aumento de 14,4% frente aos 4.470 GW do fim de 2019. Deste total, 55%, ou 2.687 GW, referem-se a usinas de grande porte, conhecidas no setor como “geração centralizada”, e os demais 2.427 GW referem-se aos mais de 208,3 mil sistemas de mini ou micro geração, ou seja, Geração Distribuída.

A Gedisa, administradora de cooperativas, auxilia os pequenos e médios negócios a terem acesso a uma energia renovável e com até 15% de desconto na fatura de energia. Conheça mais sobre o nosso trabalho e entre em contato conosco.

Leia também

Feito com por Black Flag Publicidade