Carregando

quarta-feira, 2 dezembro 2020

Confira dicas para evitar acidentes elétricos na sua decoração de natal

Por
decoração de natal

Com a chegada do período de festas de fim de ano, a decoração de Natal exige cuidado com a instalação, em especial a ligação elétrica. Confira algumas dicas para evitar problemas.  

O Natal está chegando e, junto dele, as tradições que envolvem essa data especial. Ceia, Papai Noel, troca de presentes, presépio e árvore de Natal têm presença garantida durante o mês, mas um tema merece atenção redobrada: a decoração de Natal. A iluminação é uma das responsáveis por alegrar ainda mais a festa, mas exige cuidados. 

Para evitar problemas que atrapalhem as celebrações, a atenção vai desde antes da instalação até o momento de guardar para voltar a usar no próximo ano. Confira nossas dicas: 

  • Compre produtos certificados 

Na hora da compra dos enfeites, verifique a presença de selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atestam a procedência e a qualidade do produto. Isso porque no mercado há muitos produtos para iluminação natalina que não atendem especificações de qualidade e podem ser verdadeiras armadilhas.  

Observe, também, se o produto exige utilização em tomada de 110 ou 220 volts. 

  • Não sobrecarregue a rede elétrica 

Evite fazer muitas ligações em uma única tomada. A sobrecarga causa aquecimento, podendo resultar em incêndio se estiver próxima de objetos inflamáveis. Além disso, algumas decorações podem ter um alto consumo de energia, causando queda de disjuntores.  

  • Fios desencapados 

Evite realizar reparos em fios desencapados no pisca-pisca. O melhor seria trocar todo o equipamento. Caso seja necessário fazer emendas ou pequenos reparos na fiação, não aposte em fita crepe, fita adesiva plástica ou esparadrapo, pois estes materiais oferecem risco de choques ou curto-circuito. Nesse caso, o material ideal seria a fita isolante. 

  • Cuidados na instalação 

Nunca instale o pisca-pisca com o equipamento ligado na tomada. Faça isso apenas após finalizar o processo. Tome cuidado também com superfícies de metal, pois elas podem conduzir eletricidade.  

  • Instalação externa 

Vai fazer uma decoração na área externa? Então, escolha os materiais adequados para isso. Eles devem vir com a indicação “uso externo” na embalagem do pisca-pisca, já que é necessário um grau de proteção adequado. Outra boa opção é utilizar fitas de LED a prova d’água. Outra dica importante é manter a iluminação a uma distância segura da rede elétrica e, assim que chover, desligar tudo, mesmo se for à prova d’água.

  • Cuidados com crianças e animais 

Assim como qualquer equipamento elétrico, mantenha a decoração de Natal, em especial o pisca-pisca, fora do alcance de crianças. A presença de animais no ambiente, como bichos de estimação ou até mesmo pássaros, também requer atenção, mesmo que esteja em centros comerciais ou escritórios. 

  • Economia 

Aliar beleza e economia é um grande desafio, certo? Por isso, a instalação de luzes de LED    pode ser um bom caminho. Além de trazer uma boa economia na conta de luz, essa tecnologia tende a aumentar a durabilidade do equipamento e não sofre aquecimento 

  • Velas? Melhor não!  

A decoração de Natal costuma ter itens inflamáveis. Assim, não é aconselhável utilizar velas para fazer a iluminação junto com o pisca-pisca. Essa dica é simples, mas pode evitar incêndios e outros problemas.  

  • Dicas de utilização 

A árvore de Natal é linda, mas não precisa ficar com as luzes acessas 24 horas. Por isso, uma dica de segurança é sempre desligar os enfeites ao sair do local ou durante o dia. Também existem timers, que podem ser úteis para desativar as luzes natalinas quando for necessário. 

  • Armazenamento e reutilização 

Na hora de desmontar a decoração de Natal é importante ter cuidado para conseguir utilizar o equipamento no próximo ano. É recomendável utilizar a própria embalagem para arrumar e guardar o pisca-pisca, enviando que ele embarace. Se não for possível, utilize um tubo de rolo, como o de um papel toalha, por exemplo. E, ao guardar, não coloque objetos pesado sobre o equipamento. 


Com essas dicas, a sua decoração de Natal tem tudo para ficar linda e alegrar ainda mais essa data tão especial ao lado das pessoas que ama. E o melhor, sem nenhum risco de acidentes que possam estragar as festas.  

Leia também:

 

Feito com por Black Flag Publicidade